6 de mar. de 2014

Clonagem, passo-a-passo.

Primeiramente, o que é clonagem?

Vou dizer bem resumidamente, clonagem é você pegar uma muda de uma planta e plantar. É uma maneira simples de multiplicar suas plantas, porém depende 100% de seu esforço e um pouco de sorte.

Materiais necessários

1) Um garrafão de água de pelo menos 5 L (se você usar um garrafão maior cabem mais clones), tesoura, faca, copos plásticos brancos (pode ser de café ou de refrigerante), papel filme, vermiculita OU terra, Sela Gel OU água, papel filme, um pote de vidro ou copo (é onde você vai colocar água ou selagel).

2) Uma planta fêmea de cannabis sativa, cujos ramos serão retirados e enraizados para se tornarem novas plantas (clones), com características (tempo de floração, sabor, potência, capacidade de ramificação etc) idênticas às da madre.



Preparando a redoma

Os clones precisam se manter úmidos para sobreviver, então o ideal é que sejam mantidos em uma redoma. A redoma contém a saída da umidade. Você pode usar um garrafão vazio de água para fazer a redonda. O ideal é usar um garrafão com fundo plano (no meu caso usei com fundo curvado, então tinha que ficar equilibrando os clones).

Com uma faca, corte o garrafão, mantendo uma altura suficientemente alta para os clones do tamanho que você desejar.





A parte de cima do garrafão, com a tampa, pode ser descartada. Posteriormente os clones serão inseridos aqui na parte de baixo do garrafão, você deve jogar ou borrifar água neles e fechar por cima com um papel-filme. 


Retirando os clones


Uma planta saudável, com solo adequado e luz suficiente desenvolve vários ramos laterais (podem chegar a dezenas). Na foto abaixo, temos dois exemplos de ramos laterais que viraram clones. 

Ramo 1:

Ramo 2:


Prepare os copos onde serão colocados os clones. Lembre-se que a água precisará escoar, então em primeiro lugar faça, com a faca ou tesoura, furos no fundo do copo. No meu caso usei copos de Yakult, botei um monte de clones aí e deu certo, mas não recomendo, pois a concavidade interna do pote de Yakult prejudica a retirada do clone, sendo comuns os danos às raízes. Insira no copo a terra ou vermiculita. No meu caso usei vermiculita (é o mais recomendado porque é um mineral que retém água, mantendo alta a umidade, algo essencial para a planta sobreviver nos primeiros dias e lançar raízes.

Vermiculita é vendida em floriculturas e supermercados, porém, caso você não a tenha, pode usar terra que funciona numa boa. Já testei com terra e funcionou. Em seguida, molhe a terra ou a vermiculita. 




Escolha os ramos. Deixe preparado um pote ou copo de vidro com Água ou Selagel dentro. No meu caso usei SelaGel, mas pode colocar num copo com água que funciona do mesmo jeito, só demora um pouco mais.

Com uma tesoura, corte um ramo de cada vez, corte em diagonal, rapidamente faça cortes nas laterais (link para o tópico de como fazer isso) e insira o clone na solução no copo. Já ouvi falar que é bom não demorar mais de 10 segundos pra fazer isso, não sei se é verdade. Lembre-se de inserir pelo menos na água, se você não tiver sela gel.


Posteriormente, com uma tesoura, retire o excesso de folhas. Isso porque a planta ainda não tem raízes e o clone não consegue ainda manter muitas folhas. 

Deixe os clones descansando na água por uns 15 ou 20 minutos, ou se for Sela Gel pode deixar uns 10 minutos ou menos.

Com uma vareta, faça um furo na terra, insira o clone no espaço e force um pouquinho a terra em volta, de modo que ele fique firme. Faça isso para todos os clones e coloque-os no garrafão. Eu gosto de manter 1 cm de água no fundo do garrafão, assim dá pra enraizar eles na HQI e não seca tão rápido. Só tem que tomar cuidado com pragas. As plantas precisam ser mantidas úmidas, então imediatamente molhe ou borrife água nas folhas. Tem esquemas com bombinha de ar e tal pra manter a água no fundo, mas aqui não vamos complicar, a intenção é fazer clones da maneira mais simples possível, só com coisas gratuitas e disponíveis em casa. É interessante, nos primeiros dias, borrifar água nas folhas pelo menos 2x ao dia. Borrife também na lateral do garrafão.




Em seguida, vamos fechar a nossa redoma com um papel filme (desses de cozinha). Lembre-se de fazer furos no papel filme, pois o ar precisa circular pelo menos um pouquinho. Eu gosto também de borrifar água no papel filme.

Depois coloque a sua redoma no seu grow de vega (18 horas de luz por dia e 6 de escuridão) e espere.


Enraizamento

O tempo de enraizamento é variado, de acordo com a quantidade de luz, uso de SelaGel, tipo de strain, umidade, uso de enraizadores, uso de vermiculita ou terra etc.

Seus clones provavelmente estão bem se eles permanecerem verdinhos. 

Aqui vemos 2 clones de afgaan e 2 de ice, após 7 dias da clonagem:



Recentemente fiz um teste. Retirei 6 clones para enraizar na terra. 3 foram imersos no SelaGel, 3 em água. Todos do SelaGel enraizaram, enquanto nos com água 2 de 3 enraizaram. Na foto abaixo, com uns 10 dias, no enraizado com sela gel já dá pra ver as raízes tomando o copinho, enquanto no enraizado com água dá pra ver algumas raízes nas laterais. Ou seja, só demora um pouco mais. Na foto abaixo dá pra ver um pouco de raiz em ambos os copinhos de Yakult.


Provavelmente depois de uns 15 dias você já verá várias raízes nas laterais dos copos de seus clones. Por isso usamos copos brancos e transparentes, fica mais fácil ver as raízes. Espere até que elas fiquem abundantes, ou seja, um bom sistema de raízes, antes de transplantar para o vaso. Aqui no caso, depois de uns 15 ou 20 dias, as raízes já estão saindo por baixo do copo e bebendo na água que boto no fundo do garrafão.



Transplante, vega e flora

Depois que tiver um bom sistema de raízes, transplante para o vaso. Pode ser o vaso definitivo e mandar pra flora, ou pode ser um vaso intermediário e vegetar um pouco. Aí vai depender do seu tipo de cultivo.

Abaixo um clone de afgaan sendo transplantado, retirei do copinho, vejam como já havia um bom sistema de raízes por baixo (luz vermelha da HPS):

Posted Image

E aqui temos a Afgaan transplantada para o vaso:
Posted Image

Finalmente o ápice do clone, ou seja, quando ele vira uma nova planta e está florescendo. Aí na foto, a planta da esquerda é um daqueles clones de Yakult na metade da flora, num vaso de 8L. A da direita é a mãe dele (amarelando porque está mais avançada na flora).

Posted Image


fonte: growroom.
por: Carlindo Pereira.

0 comentários :

Postar um comentário